Saturday, August 05, 2006

 

Sim, eu conheci Fernando Gonsales

Domingo passado, numa palestra da FNAC, conheci um dos meus grandes ídolos (todos os meus ídolos são humoristas; ou, pelo menos, tem um quê de humoristas): Fernando Gonsales.

Não sabe quem é?
Ele é o autor de tiras como esta: http://www.escorpiao.vet.br/gonsales.html

Ou, se preferir, o gênio pai de Níquel Náusea. Na minha opinião, o melhor fazedor de tiras (tirista?) brasileiro de todos os tempos. (antes que alguém, ou minha própria consciência diga algo, pra mim, Henfil não fazia exatamente tirinhas, porque as deles não tinham, em sua maioria os 3 quadrinhos, e porque a arte dele ia além também; gosto mais ainda dele nos livros.). *

Enfim, foda-se a divagação. Fernando é o rei. É o mais engraçado de todos.

É engraçado dizer isso, mas o cara parece que foi desenhado por ele mesmo. Os traços do rosto dele, parecem que saíram do próprio punho. Aquele nariz, meio de tomada, os olhos um tantinho esbugalhados... (foto aqui: http://www.anclivepa-sp.org.br/pictures/niquelnausea02.jpg)

E o cara é uma simpatia. Sorridente, voz mansa, quase sempre, uma boa piada; mas sem ser aquele piadista chato que quer aparecer por ser engraçado. Humilde também. Parecia nem saber o gênio que é!

A palestra tava mais pra bate-papo. A platéia perguntava, ele respondia.

Dentre outras coisas, perguntei sobre os nomes bizarros que ele arruma pros animais na conversa, que deixam as piadas 4 vezes mais engraçadas "Pobre Almeida...".
e ele "Eu olho pro desenho. E falo 'esse boi tem cara de Valdir'. Aí, o boi vira Valdir, ué!".
Escrever pra TV (tv colosso, no caso): "A priscila era um saco. E também acho que escrever pra TV é chato. Em HQ eu aprendi a ser sucinto. Na tv, eu fazia a piada. Ela durava 15 segundos. Eu tinha que enrolar por três minutos até ela acontecer!".

E outras coisas.

No final, não só conheci o cara, como mandei um estupefato: "você é um dos meus ídolos"; No final, pra completar meu sorriso de orelha a orelha, ainda ganhei um AUTÓGRAFO-DESENHO.

Demais, cara.

Demais.

* quero deixar bem claro para os eventuais visitantes, que esse blog é escrito para mim mesmo, isso explica porque ele é um tanto quanto mal escrito; as notas daqui são muito mais para ativar minha memória do que para mostrar pros outros.

Comments:
Fernando Gonsales comanda. Viva ele.

E mandou bem de ter conhecido ele, viu. Tá de parabéns.

Escreva mais!

Abraços!
 
Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?